Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 30.000 visitas \o/

- Nenhum código novo :/

- LOS versão 0.6 (faça o download);

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Kernel, fase 5 - Adornando o caminho (enfeitando, se não entendeu)

Depois de mais de um ano parado, estou de volta a mexer no sistema, mas somente enquanto estiver de férias da faculdade, mas isso é uma história para outro post...

O que temos de novidade? Nenhuma novidade surpreendente, mas ao menos interessante. O foco seria desenvolver o gerenciamento de memória, mas tive algumas ideias que me fez fazer algo antes. Melhorei um pouco mais a ABORT.

ABORT está muito mais refinada. Agora é possível além do código de erro, informar o local do código fonte que é gerado o erro. Isso é extremamente útil já que encontrar o ponto do erro se torna mais simples. E ainda é possível informar uma mensagem de erro amigável ao usuário (desde que não seja “Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado”, rsrs).

Outra melhora é que tornei mais legível a leitura dos flags da CPU, que agora são informados, também, através de suas abreviaturas, bem como o ring atual (IOPL) do processo. A pilha de chamada continua da mesma forma.





Quanto a versão final do kernel, ele informa basicamente os mesmos parâmetros da versão anterior. Esses parâmetros serão usados para a implementação do gerenciador de memória, na próxima fase.



Download dos fontes e binários:

Próximo - Kernel, fase 6 ...  >>

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Desculpa amigo mas aqui não tem nenhum Expert. Se você é bom faça melhor.

      Excluir

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).