Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 120k visitas \o/

- Os repositórios ainda precisam ser organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse, em breve, no github.com);

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Kernel, fase 5 - Adornando o caminho (enfeitando, se não entendeu)

Depois de mais de um ano parado, estou de volta a mexer no sistema, mas somente enquanto estiver de férias da faculdade, mas isso é uma história para outro post...

O que temos de novidade? Nenhuma novidade surpreendente, mas ao menos interessante. O foco seria desenvolver o gerenciamento de memória, mas tive algumas ideias que me fez fazer algo antes. Melhorei um pouco mais a ABORT.

ABORT está muito mais refinada. Agora é possível além do código de erro, informar o local do código fonte que é gerado o erro. Isso é extremamente útil já que encontrar o ponto do erro se torna mais simples. E ainda é possível informar uma mensagem de erro amigável ao usuário (desde que não seja “Esse programa executou uma operação ilegal e será fechado”, rsrs).

Outra melhora é que tornei mais legível a leitura dos flags da CPU, que agora são informados, também, através de suas abreviaturas, bem como o ring atual (IOPL) do processo. A pilha de chamada continua da mesma forma.





Quanto a versão final do kernel, ele informa basicamente os mesmos parâmetros da versão anterior. Esses parâmetros serão usados para a implementação do gerenciador de memória, na próxima fase.



Download dos fontes e binários:

Próximo - Organizando a casa >>

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Desculpa amigo mas aqui não tem nenhum Expert. Se você é bom faça melhor.

      Excluir
  2. O projeto ainda será levado à diante? Ou ficará por aqui? Ou tá sendo continuado em outro lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, desculpa a demora para responder, foram só 5 anos hahaha. Será levado a diante sim, quando retorna eu não sei ainda...

      Excluir
  3. Opa, o projeto acaba aqui ou ainda terá mais estapas Master Lucky?

    ResponderExcluir
  4. E ae Master Lucky parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir
  5. Für die Gangreserve gilt tudor replica dasselbe: Rechnen Sie mit 2–3 Jahren, da eine Uhrenbatterie im fake uhren kaufen Durchschnitt 2–3 Jahre hält. So haben Sie ein sicheres Gefühl und sparen sich auch replica uhren die Bewegungserhaltung.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa a demora para responder também... Não acaba aqui não, terá muitas etapas ainda, mas o problema são as obrigações da vida que tomam o nosso tempo...

    ResponderExcluir

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).