Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 30.000 visitas \o/

- Nenhum código novo :/

- LOS versão 0.6 (faça o download);

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Numaboa

Acabei de ler um email que recebi da vovó Vicki, fiquei até lisonjeado...

Eu que tenho que agradecer, pois graças a diversos artigos da Aldeia Numaboa que me foi possível conhecer melhor o PC e dar coragem para essa empreitada.

Obrigado vovó Vicki!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sugestão 1 - Driver de BIOS

Uma ideia é implementar "um driver de BIOS" para acessar as funcionalidades presentes na BIOS e que ainda não foram implementadas por drivers próprios.

domingo, 19 de maio de 2013

Sugestão 3 - Imagem de boot

Outra ideia, ao invés de ter uma imagem de boot binária criada pelo linker, pode-se usar uma imagem "tipo TAR" (ou similar, mais simples), contendo o kernel, drivers, arquivos de configuração do bootloader e kernel, etc...

Sugestão 2 - Parâmetros em formato texto

Andei pensando que usar tabelas de boot no formato registro (record) é simples, porem muito restritiva.

domingo, 12 de maio de 2013

ENEM...

Bem pessoal (nem sei se tem alguém acompanhando o blog...), acho que o projeto vai ficar em segundo plano, por enquanto.

Kernel, fase 2 - Abastecendo o tinteiro

Um caractere piscando na tela não tem grande utilidade além de indicar que o kernel está em execução. Mas para que possamos realmente escrever algo útil, como o conteúdo de um registrador, devemos ter alguns procedimentos básicos que permitam isso.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Kernel, fase 1 - Bem vindo Pascal

Depois do desenvolvimento do bootloader iremos partir para o desenvolvimento do kernel, sendo que cada funcionalidade será adicionada na medida da necessidade e da possibilidade. Nenhum recurso avançado, como modo gráfico, por exemplo, deve ser tentando no início. Primeiro o kernel precisa trabalhar, e bem, com os recursos da máquina, como memória e dispositivos...