Pesquisar este blog

Novidades no blog

- Passamos das 120k visitas \o/

- Os repositórios ainda precisam ser organizados!

- Nova postagem: Organizando a casa;
- LOS versão 0.7 (acesse, em breve, no github.com);

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sugestão 1 - Driver de BIOS

Uma ideia é implementar "um driver de BIOS" para acessar as funcionalidades presentes na BIOS e que ainda não foram implementadas por drivers próprios.

Este driver deve ser composto de duas partes:
  • A primeira, "a interface", que fica no kernel - é responsável por passar as chamadas de BIOS, recebidas por chamadas de sistema, para a segunda parte do driver;
  • A segunda, "o motor", que fica na memória inferior juntamente com a BIOS - faz a chamada de BIOS real, pega o resultado e devolve através de uma chamada de sistema para a "interface", esta retornando assim a chamada inicial.

A "interface" pode ficar em qualquer lugar na memória, normalmente na memória superior juntamente com o kernel. Ela serializa todas as chamadas para a BIOS (somente uma chamada pode ser executada por vez) e passa ao "motor".

O "motor" deve ficar na memória inferior rodando em uma VM86, configurada exatamente como o ambiente inicial do boot. Ele recebe a chamada da "interface", faz a chamada real e devolve o resultado a interface, através de uma chamada de sistema.

A "interface" por sua vez, recebendo a reposta do "motor" termina a chamada pendente devolvendo a resposta ao processo requisitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs.: Após escrever seu comentário, inscreva-se por e-mail para seguir os próximos comentários. Ou assine a postagem de comentários (Atom).